Postagens populares

sábado, 2 de outubro de 2010

Aniverssário...

Aniversário é a repetição do dia e do mês em que se deu determinado acontecimento. Num sentido mais geral, refere-se à comemoração de periodicidade anual de qualquer evento importante, como o nascimento de alguém, a morte de uma personalidade, o fim de uma ditadura ou uma batalha.
É um evento comemorado por muitos tipos de cultura ao redor do mundo. No Brasil, em aniversários de nascimento de uma pessoa, é comum que se faça uma festa e todos cantem ao aniversariante a canção "Parabéns pra você".
Em algumas culturas, o aniversário é comemorado 9 dias após a data de nascimento, o que traria mais sorte e felicidade no ano seguinte.

  • Aniversário natalício: também chamado de dia de nascimento, data de nascimento, aniversário de nascimento ou simplesmente aniversário. Dia correspondente ao do nascimento da pessoa ou aniversário desse dia. Em alguns lugares, o aniversário do nascimento da pessoa, especialmente de uma criança, é celebrado com festa e presentes;
  • Aniversário de casamento;
  • Aniversário de morte;
Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão.
Os gregos criam que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa idéia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual. - The Lore of Birthays (New York 1952), de Ralph e Adelin Linton, pág.8, 18-20.
Ainda hoje as Testemunhas de Jeová rejeitam comemorar aniversários natalícios por causa de sua origem. Além disso, afirmam que a Bíblia menciona apenas dois aniversários, o de um Faraó e o de Herodes, e nos dois casos tragédias ocorreram, o que seria índice de que se trata de uma comemoração não apropriada aos cristãos.


É muito gostoso quando fazemos anoverssário e as pessoas lembram e nos presenteiam.... e nos abraças... Retribua faça o mesmo: ligue,beije,abraçe,pois acontece apenas uma vez por ano de sua vida!

Hoje Resolvi falar de aniverssário porque é aniverssário de um amigo meu ...mas se vcs permitirem vou me retirar para comprar seu presente e aproveitar a festa claro...
espero que apreciem esta potagem. bj Jaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário